Um mundo em constante mudança

Um mundo em constante mudança

Reduzir o nosso impacto ambiental e enfrentar as alterações climáticas é uma tarefa árdua e que requer tempo e investimento de recursos. No entanto, a paixão, a vontade e a consciencialização dos membros das equipas VetPartners ajudaram-nos a alcançar, e até mesmo a superar, os objetivos de sustentabilidade que tínhamos estabelecido.

Por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, que se celebra a nível mundial a 5 de junho, a nossa diretora de RSC, Hannah James, conta-nos como a ligação entre colegas de toda a Europa está a fazer com que a VetPartners seja um sucesso em termos de sustentabilidade.

Este dia é a ocasião perfeita para refletirmos sobre os progressos que estamos a realizar na VetPartners

“Em 2021, a VetPartners elaborou a sua primeira Estratégia de Sustentabilidade, com o objetivo de aprimorar o trabalho incrível que os colegas estavam a fazer na clínica, e fornecer apoio para ajudá-los a alcançar ainda mais.”, disse Hannah.

“Ao rever a estratégia, fico impressionado com duas coisas. A primeira é o quanto avançámos. Alguns dos objetivos que pareciam elevados e assustadores naquela época, como colocar a maioria das nossas clínicas veterinárias em tarifas de energia renovável e angariar £50,000 por ano para ações solidárias, já ficaram para trás, pois superámos e substituímos por metas mais ambiciosas. Pode ser fácil perder-se nos detalhes do dia-a-dia e sentir que não se está a avançar muito, mas tirar um tempo para olhar para trás pode mostrar-nos o muito que fizemos nos últimos anos.”

“A outra coisa que me chama a atenção é que parece que a estratégia parece pequena, como a t-shirt de uma criança que cresce ou, adaptando a metáfora ao nosso setor, como a coleira de um cachorro que já não lhe serve. À medida que crescemos e com o passar do tempo, dá a sensação de que os objetivos que definimos entre 2021 e 2026 começam a ser antiquados já em 2024.”

Existe uma razão para isso – atualmente, a VetPartners tem 12.000 funcionários a trabalhar em mais de 700 locais nas Ilhas do Canal, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Países Baixos, Portugal, Espanha, Suíça e Reino Unido. Embora os nossos valores fundamentais e a missão tenham permanecido os mesmos, a VetPartners é, em muitos aspetos, muito diferente da empresa que era em 2020.

No entanto, não são apenas as mudanças no tamanho e na estrutura da empresa que fazem com que a nossa primeira estratégia pareça desatualizada, mas também as mudanças no nosso conhecimento e entendimento.

O que aprendemos?

Claro que não se pode falar deste período sem mencionar o que foi talvez o maior evento de mudança e experiência de aprendizagem na memória viva da maioria das pessoas: a pandemia de Covid. Foi um acontecimento sísmico que impactou quase todas as áreas da vida de muitas pessoas. Um efeito inesperado da pandemia foi o que deu origem a uma das nossas iniciativas de sustentabilidade no Reino Unido que ainda está em vigor: a reciclagem com a TerraCycle.

“No final de 2020, enquanto as nossas equipas clínicas enfrentavam situações de maior stress que o habitual, marcada pelo aumento do número de consultas de cachorros, pelas diretrizes de saúde pública em constante mudança e pela necessidade de descartar grandes quantidades de máscaras, batas e luvas não reciclável pelos canais habituais.”

“A nossa busca por uma solução levou-nos aos Zero Waste Boxes™ da TerraCycle: um serviço especializado em reciclar materiais “especiais” como batas e luvas de plástico flexível e os tecidos plásticos que compõem as máscaras descartáveis. Quase quatro anos depois, as clínicas ainda estão a usar as caixas de EPI (embora em quantidades menores), e também adicionámos caixas para embalagens de plástico, blisters de medicamentos e sacos de alimentação para animais.”

Desde que começámos a usar a TerraCycle, evitámos 18,4 toneladas de resíduos que acabariam incineradas ou em aterros: um efeito colateral inesperado, e positivo de uma situação terrível, para uma iniciativa que nem sequer fazia parte da nossa estratégia inicial de sustentabilidade.

“Também aprendemos que as clínicas veterinárias são terreno fértil para ações e advocacia de sustentabilidade: a combinação de uma formação científica, interesse pelo bem-estar animal e uma tendência para disposições energéticas torna os profissionais de veterinária em ativistas ambientais e agentes de mudança.

Essa energia e dedicação traduziram-se em ações por toda a Europa: desenvolvimento profissional contínuo em sustentabilidade para veterinários de explorações, reduções no uso de óxido nitroso, projetos de pesquisa, limpezas de praias, recolhas de lixo…o número de ações que os colegas realizaram é enorme.

Após o nosso crescimento na Europa, tem sido um grande privilégio conhecer e aprender com colegas de todos os países onde agora estamos presentes, e descobrir que a preocupação com o meio ambiente e o entusiasmo por mudanças positivas são universais, juntamente com a atitude de ‘podemos fazer – e vamos fazer agora‘.

“Os nossos colegas europeus utilizaram os guias de sustentabilidade do Reino Unido e adaptaram-nos às suas realidades: não apenas traduzir e adaptar, mas encontrando novas maneiras inovadoras de comunicar – como a equipa em Espanha, que criou uma lista de ações sustentáveis em cada centro veterinário e imprimiu em ímanes de frigorífico para que cada clínica pudesse ter um lembrete visual prático.”

Em todo o grupo, as pessoas abraçaram a nossa parceria com a associação de conservação World Land Trust (WLT) e o seu programa Buy an Acre. Sob este programa, a WLT e os seus parceiros compram um acre de habitat (unidade de medida usada para medir terras. Equivale a 4046,8564224 m²) por cada £100 (€117) angariados e protegem-no para a vida selvagem. Esta foi a primeira instituição de caridade que escolhemos apoiar como grupo, e pareceu-nos uma escolha natural. Os nossos colegas preocupam-se profundamente com o bem-estar animal, e isso estende-se à preocupação com os animais selvagens e os habitats de que dependem. Uma verdadeira instituição de caridade global, a WLT trabalha internacionalmente, mas tem em conta as nuances e necessidades locais de cada região em que atua: faz parcerias com organizações locais para garantir resultados sustentáveis tanto socialmente como ambientalmente.

Desde que nos associámos à WLT em 2022, ajudámos a comprar e proteger 527 acres de terra (equivalente a cerca de 300 campos de futebol). As ações de angariação de fundos incluíram o stand da conferência da equipa italiana, um evento de formação para enfermeiros veterinários em França e o popular Mês do Movimento, em que colegas de todos os países se envolverem ativamente praticamente desporto com fins solidários. Unir-nos para proteger esses acres de terra parece uma boa metáfora para a empresa como um todo: combinar os recursos e esforços de todos os países para criar um resultado conjunto e positivo.

Avançar como uma família europeia

Então, para onde vamos a partir daqui? As nossas metas originais iam de 2021 a 2026, mas tendo em visto como a VetPartners cresceu e o quanto aprendemos, é hora de uma atualização.

“A nossa nova estratégia de Sustentabilidade e Responsabilidade Social adotará uma abordagem mais colaborativa e transfronteiriça, tendo em conta o crescimento e as mudanças futuras. No final de 2024 ou início de 2025, definiremos metas de emissões líquidas zero, comprometendo-nos a alcançar zero emissões líquidas de gases com efeito estufa até 2050 ou antes. Ao planificar como atingir essas metas, temos uma oportunidade ideal para atualizar os nossos planos de sustentabilidade ambiental e social em todas as áreas, incorporando o que aprendemos nos últimos anos. “

“Garantiremos que todos os colegas tenham a oportunidade de expressar as suas ideias e daremos mais foco a iniciativas que possam ser desenhadas e lideradas por colegas que trabalham nos centros. Também asseguraremos uma abordagem integrada, por exemplo, com um grupo de trabalho para zero emissões líquidas com representantes de todos os países em que estamos presentes.”

“A parte favorita do meu trabalho é conectar-me com colegas e ouvir sobre as ações brilhantes que têm feito nos seus centros ou locais de trabalho para reduzir os impactos ambientais, contribuir para causas incríveis a nível local, nacional e mundial, e testar ou implementar melhores formas de trabalhar. “

“A mudança é a única constante real na vida, e à medida que respondemos a mudanças externas e internas, fico entusiasmada de ver o que podemos alcançar se continuamos a olhar juntos para o futuro.

 

Sobre Hannah James, CEnv MIEMA PhD MSc BSc

Hannah é a Diretora de ESG (Meio Ambiente, Assuntos Sociais e Governança empresarial) da VetPartners, onde lidera a equipa de Sustentabilidade e supervisiona o cumprimento das normas ambientais e das atividades de caridade. Recentemente, Hannah atuou como “defensora do módulo” no curso Sustainability In Practice da Vet Sustain e, no seu tempo livre, trabalha como voluntária para a organização de caridade de conservação ambiental e reflorestamento The Lifescape Project.

Hannah juntou-se à VetPartners vinda da Yorkshire Water no Reino Unido, onde foi Conselheira Principal de Sustentabilidade. Em 2018 e 2019, fez parte do comité de especialistas da BSI para a ISO14007: Determining Environmental Costs and Benefits – atuando como delegada do Reino Unido no grupo de trabalho internacional.

Anteriormente, foi consultora de sustentabilidade especializada em design de eficiência energética e tecnologias de energia renovável. Tem um doutoramento e um mestrado em Tecnologias de Baixa Emissão de Carbono pela Universidade de Leeds e uma licenciatura em Ciências Ambientais pela Universidade de East Anglia.